Nossos Exames

Exames Ocupacionais

Os exames ocupacionais são exames médicos, que possuem objetivo de avaliar a saúde do trabalhador antes, durante e ao fim do seu vínculo com sua empresa, fazendo parte do PCMSO e regulamentados pela NR 07.

Este é o exame que é realizado antes da efetivação de um funcionário, deve acontecer com até 15 dias de antecedência ao primeiro dia de trabalho do mesmo.

O objetivo do exame admissional é garantir se o trabalhador é apto ou não para desempenhar as funções no novo emprego com base nos riscos ocupacionais que ele irá correr durante a rotina de trabalho.

O exame é realizado por um médico do trabalho, onde ele confere se não há alguma condição de saúde que possa atrapalhar ou se agravar durante o desempenho da função do trabalhador.

Durante o exame é aferida a pressão, os batimentos cardíacos, peso e altura do funcionário em questão e dependendo do cargo que ele irá ocupar ainda podem ser realizados exames de audição, de visão ou outros mais específicos.

O exame demissional deve ser realizado até a data efetiva da demissão e da rescisão de contrato, podendo não ocorrer se o funcionário que estiver passando pela demissão tenha realizado algum outro exame ocupacional há mais de:

  • 135 dias para empresas com o CNAE enquadrado com ou grau de risco 1 ou 2;
  • 90 dias para empresas com o CNAE enquadrado com ou grau de risco 3 ou 4.

Ou seja, caso o funcionário tenha passado por um exame periódico, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou até mesmo o admissional dentro deste espaço de tempo citado acima, esse exame recente substitui o demissional.

Obs. O grau de risco é baseado no quadro I da NR 04.

Os exames periódicos são realizados durante o vínculo do funcionário com a empresa e o tempo entre um e outro depende de alguns fatores, como idade do trabalhador e a quais riscos ocupacionais ele está exposto, podendo ser realizado semestralmente para: Trabalhadores expostos a riscos biológicos, como quem trabalha em hospitais, abatedouros, laboratórios, etc.

Anualmente para:

  • Trabalhadores menores de 18 e maiores de 45 anos;
  • Trabalhadores com doenças crônicas que podem se agravar no desempenho da função;
  • Trabalhadores inseridos em ambientes que podem desencadear uma doença ocupacional.

Anualmente para:

  • Os demais trabalhadores entre 18 e 45 anos de idade.

O objetivo dos exames periódicos é ver se houveram alterações na saúde do trabalhador devido a sua rotina de trabalho ou ao ambiente de trabalho que ele está inserido.

Este exame tem como objetivo atestar se o funcionário está apto ou não à voltar às suas funções após um período maior do que 30 dias afastado, seja por doença ou acidente, ocupacionais ou não, ou por parto.

Não sendo válido para períodos afastados de férias ou viagens a trabalho, deve ser realizado no primeiro dia do retorno do funcionário.

Este tem como objetivo apenas atestar se o funcionário é ou não apto a desempenhar as novas funções, ele só é realizado em casos que a nova função apresente riscos diferentes dos riscos apresentados na função anterior.

Exames Complementares

O Médico responsável poderá definir exames complementares. São exames específicos para monitorar a saúde do trabalhador, nos casos em que a atividade exercida pelo empregado ofereça riscos à sua saúde. Também podem ser solicitados quando o trabalhador já apresenta problemas de saúde preexistentes que necessitam de avaliação frequente.

O exame de acuidade visual avalia a percepção de formas e contornos de objetos e a capacidade de visão do trabalhador. É indicado para detectar se um trabalhador possui déficit de visão que possa causar riscos.

Preparação: Caso utilize, leve os seus óculos e a última receita do oftalmologista.

Exames de sangue: glicemia de jejum, hemograma, plaquetas, TGO, TGP, gama GT, VDRL.

Exame de fezes: coprocultura, protoparasitológico de fezes.

Exames de urina: urina I, urocultura, transmucônico.

Consulte-nos para saber os outros exames que dispomos.

Preparação Exames de sangue: jejum mínimo de 8 horas e máximo de 12 horas.

A Audiometria tem como objetivo analisar a capacidade auditiva do trabalhador. Este exame pode realizar o diagnóstico de perdas auditivas, possibilitando a tomada de medidas preventivas que evitem o agravamento do problema.

Preparação:

1) Não utilize fones de ouvido antes do exame.
2) Permanecer em repouso acústico de 14 horas - não ter trabalhado nas últimas 14h.
3) Notificar o examinador se está com dor de ouvido ou gripado no dia do exame.

Audiometria tonal: avalia a capacidade auditiva do paciente através de estímulos sonoros. É considerado um teste subjetivo porque depende das respostas do paciente aos estímulos auditivos fornecidos pelo avaliador, é um exame imprescindível para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e tratamento de doenças da audição.

Audiometria vocal: avalia a capacidade do paciente para compreender a fala e tem por objetivo detectar o limiar de recepção e do índice de reconhecimento da fala. É um teste complementar a audiometria tonal.

Preparação

1) Não utilize fones de ouvido antes do exame.
2) Permanecer em repouso acústico de 14 horas - não ter trabalhado nas últimas 14h.
3) Notificar o examinador se está com dor de ouvido ou gripado no dia do exame.

Tem por objetivo analisar aspectos psíquicos dos colaboradores, a fim de verificar se o perfil do mesmo pode ou não comprometer o desenvolvimento de suas tarefas.

A Avaliação Psicossocial é mencionada nas Normas Regulamentadoras nº 33 (Espaço Confinado ) e nº 35 (Trabalho em Altura) , porém, pode ser solicitada sempre que a atividade desenvolvida pelo colaborador pode ser diretamente prejudicada por aspectos emocionais.

A avaliação psicossocial, bem como os instrumentos utilizados para tal procedimento são metodologias de uso privativo do Psicólogo, conforme prevê o § 1º do art. 13 da Lei 4.119, de 27/08/1962. Esta, deve ser realizada por psicólogos devidamente capacitados e credenciados no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

A boa prática indica que esta avaliação seja realizada não somente na admissão de cada colaborador, mas também a cada 12 meses e/ou caso haja mudança significativa no processo/ambiente de trabalho.

Não há preparo específico.

O eletrocardiograma é o registro gráfico da atividade elétrica cardíaca. Este exame é de extrema importância, pois permite o diagnóstico de inúmeras alterações cardíacas.

Preparação

1) No dia do exame, não utilize nenhum tipo de creme no corpo.
2) Trazer laudos cardiológico caso já apresente alterações cardíacas.

O eletroencefalograma é o registro gráfico da atividade elétrica cerebral. Durante o exame, eletrodos são colocados sobre o couro cabeludo do paciente. O exame pode avaliar alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos, diagnosticando doenças neurológicas.

Preparação

1) Lave o cabelo um dia antes, com sabão de coco ou glicerinado.
2) No dia do exame, não utilize gel, spray, cremes ou loção nos cabelos e no rosto.
3) Leve uma toalha de rosto.
4) Evitar alimentos que contenham cafeína nas últimas 8 horas antes do exame.

OBS: Caso o preparo não seja realizado, poderá ocorrer interferências na realização do exame, fato que acarretará na reconvocação do funcionário.

A espirometria é um exame indicado para analisar a função pulmonar do trabalhador. O procedimento e simples e indolor, o paciente deverá realizar uma expiração forçada através de um tubo conectado ao Espirômetro. O objetivo do exame é diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças pulmonares.

Preparação

1) Se possível, no dia do exame não utilizar broncodilatador de curta duração (Berotec, Aerolin, Atrovent, Clenil compositum, Salbutamol, Bricanyl, Franol, Inalações, etc.) nem os de ação prolongada nas 24 horas antes do exame (Serevent, Foradil, Teolong, Talofilina, Bamifix, etc.).
2) Evitar fumar no dia do exame.
3) Evitar chá e café nas últimas 6 horas antes do exame.
4) Evitar, no dia do exame, álcool, cigarro e refeições pesadas.

Também chamada de impedanciometria, este exame tem por finalidade avaliar o funcionamento das estruturas (membrana timpânica, ossículos, etc) da orelha média e da tuba auditiva. Pode ser divido em três etapas: timpanometria, compliância e pesquisa do reflexo estapédico.

Preparação

1) Não utilize fones de ouvido antes do exame.
2) Permanecer em repouso acústico de 14 horas - não ter trabalhado nas últimas 14h.
3) Notificar o examinador se está com dor de ouvido ou gripado no dia do exame.

A radiografia de tórax é realizada com o objetivo de contribuir com o diagnóstico de pneumoconioses (tipos específicos de doenças pulmonares). Deve ser realizada de acordo com padrões estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho - OIT.

Não é necessária preparação específica.

O teste de acuidade visual é usado para analisar o quanto alguém é capaz de distinguir o contorno e a forma das coisas. A identificação dos números só é perfeitamente realizada por pessoas com visão normal, sendo impossível para daltônicos.

Caso utilize, leve os seus óculos e a última receita do oftalmologista.

Realização de exames específicos para:

  • Dirigir veículo Automotor
  • Manipulação de Alimentos
  • Trabalho em Altura
  • Trabalho em Espaço Confinado
  • Galvanoplastia
  • Professores e Trabalhadores da Voz

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, personalizar a publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao 'Prosseguir' você concorda com o monitoramento.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies

Prosseguir